Queijos e vinhos: aprenda como harmonizar

Uma noite de queijos e vinhos é um programa perfeito para o inverno, e para que fique ainda melhor, é importante saber como harmonizar os sabores. Leia e entenda tudo sobre queijos e vinhos!
Mesmo que você tenha escolhido um vinho muito especial, é necessário que ele combine perfeitamente com o sabor dos queijos. Pensando nisso, separamos algumas dicas incríveis para você aprender como harmonizar os diversos tipos de queijos com os vinhos ideais e não errar na hora de organizar uma degustação para seus convidados.
Confira nossas dicas e saiba como preparar uma noite agradável, diferenciada e muito saborosa.
Queijos macios: brie, camembert e ricota
Os queijos macios são aqueles que passam por um baixo período de maturação, por isso apresentam elevado teor de umidade, uma consistência quase cremosa e um sabor delicado.

Os queijos tipo brie, camembert e ricota harmonizam com vinhos de corpo médio a leve e acidez intermediária, como Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Riesling, Shiraz e Merlot. Também harmonizam muito bem com Espumante Demi-sec e Champagne.
Queijos semiduros: prato, gruyère, gouda e cheddar
Os queijos semiduros são aqueles que passam por um período médio de maturação, por isso apresentam maior teor de umidade, uma textura tenra e um sabor mais suave.

Os queijos tipo prato e gouda, entre outros da categoria semiduros, harmonizam com vinhos leves, ácidos e frutados, que conseguem equilibrar a doçura e refinar o paladar. Vinhos como Malbec, Riesling, Pinot Noir e Sauvignon Blanc são os mais indicados.
Queijos duros: parmesão e grana padano
Os queijos duros são aqueles que passam por um longo período de maturação, por isso apresentam menor teor de umidade, uma consistência firme e um sabor e aroma acentuados.

Assim como os vinhos, alguns queijos duros, também podem passar anos maturando para alcançarem o ápice do sabor. Esses queijos têm uma textura um tanto porosa, com a casca dura, e harmonizam com vinhos encorpados, de sobremesa ou amadeirados. Os vinhos perfeitos para acompanhar são o Malbec, Vinho do Porto e Syrah. Também harmoniza com Espumante Brut.
Queijos de pasta filada: mussarela, mussarela de búfala e provolone
Os queijos de pasta filada são perfeitos para pratos quentes, pois adquirem uma textura elástica quando são aquecidos, ou seja, derretem facilmente. Eles fazem parte dos queijos moles, em sua maioria.

Para acompanhar esses queijos, a melhor opção são os vinhos tintos tipo leve ou médio, com acidez acentuada para equilibrar a gordura, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Sangiovese e Cabernet Franc. Vinhos de uvas brancas, como o Chardonnay, e os rosé, também dão um toque refinado ao sabor desses queijos.
Queijos azuis: roquefort, gorgonzola, bleu de bresse e stilton
Os queijos azuis são aqueles que têm uma produção mais elaborada e apresentam uma textura macia e quebradiça, com veios azulados que dão uma característica peculiar a esse tipo de queijo.

Os queijos azuis são mais sofisticados e possuem um sabor bem característico, por isso, a sua harmonização com vinhos precisa de um pouco mais de cuidado. Um vinho muito tânico poderia estragar o paladar, por exemplo, pois esses queijos são bem salgados.
Para os queijos azuis, sugerimos que você equilibre o sabor salgado e intenso do queijo com a doçura do Vinho do Porto, Sauternes ou Merlot.
Preparando a mesa para uma degustação de queijos e vinhos

Agora que você já sabe como harmonizar os tipos de queijo com os vinhos ideais, está na hora de acertar os últimos detalhes.
Se você optar por servir apenas uma qualidade de queijo, pode picar em cubos pequenos e colocar tudo na mesa. Mas se você optar por mais de um tipo de queijo, o ideal é servir por rodadas, começando sempre pelos queijos mais macios e de pasta filada, depois passando para os queijos de sabor mais intenso, como os semiduros, duros e, por fim, os azuis.
Lembre-se de servir os queijos sempre harmonizando com o vinho que os convidados estão bebendo. Quando for servir outra qualidade de queijo e outro vinho, é interessante trocar as taças ou lavá-las para não comprometer o sabor do próximo vinho. Outra dica é servir pães e torradinhas entre uma degustação e outra, para limpar o paladar.
Na mesa posta, você também pode dispor alguns acompanhamentos como tomate cereja, azeitona, uvas, castanhas, frutas secas, salame e copa. Também deixe o convidado servir-se à vontade de pães, torradas e água. Sirva água durante toda a noite!
Sobre quantidades: 150g a 200g de queijo por pessoa ao todo e 1 garrafa de vinho a cada duas pessoas.
Saiba como deixar a casa perfeita para uma noite de queijos e vinhos

A degustação de queijos e vinhos certamente é uma das receitas de inverno mais saborosas e sofisticadas para receber convidados. E vamos dar mais algumas dicas para você deixar esse momento totalmente perfeito.
Para deixar uma noite de inverno mais agradável, nada melhor do que uma lareira crepitante. Assim, você pode pesquisar por “fireplace” no catálogo da Netflix e deixar as imagens rodando na televisão. Você vai achar vídeos em 4K de uma hora de duração com lareiras crepitando naturalmente.
Mas se quiser um aquecimento real e eficiente para tornar a sua casa quentinha e aconchegante, não só durante uma noite, mas em todas as outras, você pode investir em uma lareira calefator de dupla combustão. O calefator é um produto de máxima eficiência e rendimento para aquecer o ambiente de maneira inteligente, segura e com grande potência calorífica.
Confira os 7 motivos para ter um calefator.
Certamente o calefator vai deixar a sua casa perfeita para receber os convidados e proporcionar bem-estar e uma agradável noite de degustação.
Conclusão
Agora que você já sabe como harmonizar queijos e vinhos, está preparado para realizar uma noite perfeita de degustação na sua casa. E com uma lareira ou um calefator ficará ainda mais aconchegante e sofisticada. Com certeza será um sucesso. Conheça!