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Como atrair novos clientes em 4 passos simples!

Como atrair clientes para o seu negócio

Essa ainda é uma tarefa desafiadora para as empresas, por isso separamos algumas dicas práticas e úteis para você captar clientes novos. Descubra nesse artigo como atrair clientes para o seu negócio.

A atração de novos clientes é um desafio, principalmente com o novo comportamento do consumidor, que também faz com que as empresas adaptem-se e comecem a investir em um novo jeito de fazer marketing.

Dessa forma, é necessário que novas estratégias sejam desenvolvidas para atingir os consumidores e atraí-los para dentro da loja. Assim, vamos compartilhar 4 estratégias para atrair clientes. Confira abaixo!

1. Comunicação assertiva

Você já parou para analisar a comunicação da sua empresa?

Analisar a comunicação é importante para constantemente aplicar melhorias e atualizar informações. Ter uma boa comunicação é essencial para que o cliente entenda do que se trata a sua empresa, quais são os seus produtos ou serviços.

Faça uma comunicação assertiva para captar clientes
Faça uma comunicação assertiva com seu cliente.
Imagem: reprodução/internet.

O cliente precisa conhecer a sua empresa, não apenas a sua marca, mas também seus valores, missão e produtos. Você deve comunicar de forma clara do que se trata os seus produtos/serviços, quais problemas eles resolvem, porque eles são bons e todas as informações pertinentes para que o cliente entenda e seja convencido do porque precisa comprar de você.

Quanto melhor a sua comunicação, mais fácil captar clientes e atraí-los para o seu negócio. 

Lembre-se também de que existe a concorrência, e a empresa que tem uma boa comunicação atrai mais clientes do que aquela não tem. Portanto, priorize uma boa comunicação, em que o cliente possa conhecer as funções e benefícios dos seus produtos.

Tente mostrar aos clientes como os seus produtos/serviços podem tornar a vida deles melhor, mais prática e mais feliz.

2. Marketing de atração

Também conhecido como Inbound Marketing, o marketing de atração é uma metodologia que surgiu a partir de um estudo do comportamento das pessoas na internet, visando captar clientes através de uma abordagem mais inteligente.

O objetivo é que ao invés de forçar o consumidor a adquirir o seu produto/serviço, você promova campanhas e materiais relevantes que sirvam como isca para que o próprio cliente vá até você de forma espontânea.

Marketing de atração de clientes
Marketing de atração para captar mais oportunidades.
Imagem: reprodução/internet.

Com as ferramentas do marketing de atração, como mídias sociais (Facebook, Instagram, Pinterest, entre outras), site, blog e e-mail marketing, a sua empresa pode desenvolver estratégias para captar clientes e apresentar os seus produtos ou serviços.

Através dessas ferramentas, você pode propagar a sua marca e expandir a comunicação da sua empresa, criando uma rede de seguidores e potenciais clientes interessados nos seus conteúdos.

O marketing de atração é excelente para construir meios para atrair e fidelizar clientes, transformando-os em promotores da sua marca.

Como já citamos no artigo sobre marketing digital, o comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos, principalmente por causa da internet, por isso as empresas devem estar em constante evolução e adaptação.

Além disso, ao contrário das campanhas antigas que não podiam ser alteradas depois de impressas, por exemplo, o marketing de atração permite a análise e mensuração dos resultados em tempo real, possibilitando reajustes e melhorias a qualquer momento.

As estratégias do marketing de atração colocam a sua empresa na mira do cliente e proporcionam a construção de um relacionamento mais próximo, aumentando ainda mais o seu poder de captar clientes e, consequentemente, vender mais.

3. Gestão de relacionamento com o cliente

Gestão de relacionamento com o cliente é uma abordagem empresarial destinada a entender e influenciar o comportamento dos clientes, por meio de uma comunicação significativa para melhorar o relacionamento da empresa com o cliente. 

Gestão de relacionamento de clientes
Gestão de relacionamento de clientes.
Imagem: reprodução/internet.

Para a gestão de relacionamento com o cliente é importante a sua empresa manter uma base de dados, ou seja, um CRM (Customer Relationship Management) para gerenciar os dados e informações do cliente.

Através desses dados, é possível desenvolver um relacionamento progressivo com o cliente até chegar no momento em que ele vai estar pronto para fazer uma compra. O contato com ele pode ser por meio de e-mails, sms, telemarketing e interação nas mídias sociais, pelas estratégias do marketing de atração.

A gestão de relacionamento com o cliente contribui para captar clientes, com uma comunicação assertiva e personalizada, entregando a cada um exatamente o que ele precisa, na hora em que precisa e com o canal que ele mais utiliza.

Esse tipo de relação faz com que o cliente não compre apenas uma vez, mas compre regularmente e dê preferência para a sua empresa.

É claro que toda empresa quer e precisa captar clientes novos, mas manter um cliente atual custa cerca de 5x menos. Por isso, é importante encantar e fidelizar o cliente atual, e um CRM é excelente para isso.

Com uma base de dados sempre atualizada, a sua empresa consegue encantar os clientes atuais e, ao mesmo tempo, atrair novos clientes. Esse processo conta com outra estratégia que também é muito importante: o pós-vendas.

É sobre isso que abordaremos a seguir. Confira!

4. Processo de pós-vendas

O atendimento pós-venda, como o próprio nome já diz, é o atendimento prestado ao cliente após a aquisição do produto ou serviço. Essa atividade tem por objetivo garantir a satisfação e a fidelização de clientes.

Pós-venda para fidelizar clientes
Pós-venda contribui para fidelizar clientes.
Imagem: reprodução/internet.

A essência do pós-vendas é garantir a completa satisfação do cliente, então você pode desenvolver um processo simples e prático. Por exemplo: 

1 semana após a venda: ligue para saber se está tudo certo com o uso do produto

2 meses após a primeira ligação: ligue para saber se o cliente está satisfeito após esse período de experiência. Aproveite para lembrá-lo de que sua loja está à disposição se ele precisar de algo.

Caso o cliente precise de algum suporte, ajude-o a resolver os problemas de maneira rápida e efetiva. Esse atendimento diferenciado agrega mais clientes e, por consequência, mais vendas.

Além disso, você transforma os clientes em promotores e defensores da sua empresa.

Aqui, podemos relembrar a dica anterior, pois manter um CRM, registrando os dados de contato dos clientes interessados e dos que já efetuaram a compra, é excelente para um bom pós-vendas. 

Com os clientes interessados, você pode retornar o contato até que a venda seja feita ou descartada. E com os clientes que já compraram, você pode realizar o pós-vendas.

Esse processo pode mudar a realidade da sua empresa e aumentar as suas vendas, atraindo mais e mais clientes!

Dica Extra

Aposte em um diferencial competitivo!

Se a sua empresa trabalha com móveis, eletrodomésticos, loja de piscinas ou segmento de materiais de construção, por exemplo, é fundamental ter um diferencial competitivo. Afinal, esses mercados são bem concorridos.

Possuir elementos que tornam a sua empresa mais atraente do que a concorrência é importante para atrair mais clientes e ganhar a preferência deles.

Trabalhar com produtos de aquecimento de alto padrão pode ser o diferencial perfeito para sua empresa. Pois, oferecer mais do que o cliente busca é algo que faz toda a diferença para a experiência de compra dele.

Calefatores de dupla combustão e lareiras de alto rendimento são produtos de extrema qualidade e eficiência calorífica, atraindo muitos clientes em temporadas de frio e fomentando as vendas da empresa.

Conclusão

Seguindo essas cinco dicas, a captação e fidelização de clientes será certeira. Coloque em prática o que você aprendeu e desfrute de ótimos resultados nos seus negócios. Boas vendas!