3 dicas simples para aumentar a eficiência do calefator

Quer aumentar a eficiência térmica do seu calefator? Então não perca essas dicas que irão tornar o aquecimento do seu calefator ainda melhor. Confira!
Primeiramente, você deve saber que fez a escolha certa, pois o calefator é um dos melhores recuperadores de calor que há no mercado. Um produto com eficiência térmica muito superior a da maioria das lareiras.
As lareiras abertas, por exemplo, são as campeãs em desperdício de calor, em que apenas cerca de 10% do calor produzido aquece o ambiente, o restante escapa pela chaminé.
Bem diferente do calefator, que por ser fechado faz com que o calor se mantenha dentro da caixa de queima e seja distribuído para o ambiente. Dessa forma, o calefator tem um rendimento de cerca de 80% do calor gerado.
Mesmo assim, existem alguns truques que podem tornar o calefator ainda melhor, potencializando a sua eficiência térmica. Confira a seguir as 4 dicas que separamos para compartilhar com você!
#1 Posição dentro do ambiente
Para que o calefator aqueça todo o ambiente por igual, aconselhamos que ele seja instalado o mais perto do centro do ambiente. Dessa forma, você aproveitará o máximo da eficiência térmica, tendo uma abrangência completa de todo o espaço.
A instalação do calefator é um ponto que você precisa cuidar, mas caso não seja possível instalá-lo no centro do ambiente, não se preocupe. O calefator ainda irá aquecer o seu ambiente com máxima eficiência.
#2 Qualidade e armazenamento da lenha
A lenha influencia diretamente na eficiência térmica, afinal, ela é o principal combustível para a geração de calor. Por isso, aconselhamos que você atente-se à qualidade da lenha, buscando usar sempre o tipo de lenha certo para o calefator.
Além disso, essa lenha também precisa estar armazenada de forma que não retenha umidade. Quando a lenha está úmida, a eficiência térmica é menor e o fogo acaba produzindo mais fuligem, fazendo com que se acumule na chaminé.
#3 Acendimento do fogo
A forma de acender o fogo também faz diferença para a potência do calefator. É, por isso, que indicamos que o acendimento seja feito primeiro com pequenas ripas de lenha e, depois que o fogo já estiver aceso, comece a colocar as lenhas maiores.
Essa prática fará com que o fogo dure por mais tempo e, consequentemente, que a eficiência térmica seja maior. Assim, você terá máximo aproveitamento do calor gerado pelo seu calefator.
Indicamos que você também leia o texto Calefator: tudo o que você precisa saber.
Conclusão
Com algumas ações práticas, como essas que acabamos de compartilhar, você consegue aumentar a eficiência do seu calefator e aproveitar o que ele tem de melhor para oferecer: aconchego, conforto térmico e um lar mais agradável nos dias frios.
Você ainda não tem um calefator, mas está pensando em ter? Clique no botão abaixo e solicite um orçamento gratuito, estaremos entrando em contato com você nas próximas 24h úteis.